RICK LAST STANDS

Sunday, August 27, 2006

“Como se expandem as Máfias (e certos impérios).”

Pegaram o cara em flagrante,roubando galinhas de um galinheiro e o levaram para a delegacia.
Delegado- Que vida mansa, hein, vagabundo? Roubando galinha para ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai para a cadeia !
Ladrão- Não era para mim não. Era para vender.
Delegado- Pior. Venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido .Sem vergonha !
Ladrão- Mas, eu vendia mais caro.
Delegado- Mais caro ?
Ladrão- Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas, e as minhas galinhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos, enquanto as minhas botavam ovos marrons.
Delegado- Mas eram as mesmas galinhas. Safado.
Ladrão- Os ovos da minha eu pintava.
Delegado- Que grande pilantra...(Mas já havia um certo respeito no tom do delegado).Ainda bem que tu vais preso. Se o dono do galinheiro te pega...
Ladrão- Já me pegou. Fiz um acordo com ele. Me comprometi a não espalhar boatos sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos de galinheiro a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio. Ou, no caso , um ovigopólio.
Delegado- E o que você faz com o lucro do seu negócio?
Ladrão- Especulo em dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas. Comprei alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos, para programas de alimentação do governo e superfaturo os preços. ( O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso, e perguntou se a cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada). Depois perguntou.
Delegado- Doutor, não me leve a mal, mas, com tudo isso, o senhor não está milionário?
Ladrão- Trilionário. Sem contar o que eu sonego de Imposto de Renda e o que tenho depositado, ilegalmente, no exterior.
Delegado- E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?
Ladrão- As vezes. Sabe como é.
Delegado- Não sei não, excelência. Me explique.
Ladrão- É que, em todas as minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa. O risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto realmente, um ladrão. E isso é excitante. Como agora eu fui preso, finalmente, vou para a cadeia. É uma experiência nova.
Delegado- O que é isso excelência? O senhor não vai ser preso, não.
Ladrão- Mas fui pego em flagrante, pulando a cerca do galinheiro!
Delegado- Sim. Mas, primário, e com esses antecedentes...


Luiz Fernando Verissímo.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

teeni flight enough reorder moors preceding theatre evidentness andheri temptation faculties
semelokertes marchimundui

9:23 PM  

Post a Comment

<< Home